Em colaboração com o Studio One Eleven e a Continuum Partners, a Adjaye Associates está trabalhando em um amplo projeto de reurbanização que pretende transformar uma antiga planta industrial no centro de Los Angeles. Abrigando uma série de novos edifícios de uso misto, apartamentos, centros comerciais e hotéis, o chamado Fourth & Central será composto por um conjunto dez edifícios, os quais variam em altura, forma e função, transformando uma antiga área subutilizada do centro de LA em um novo e vibrante bairro de uso misto. O projeto, que deverá ser concluído em 2024, refletirá o caráter dinâmico da área, reintegrando seus espaços à cidade e aos bairros vizinhos do Arts District e Little Tokyo.
Encabeçada pelo Studio One Eleven, a proposta de plano diretor está sendo desenvolvida no contexto de um projeto que visa transformar a cidade de Los Angeles em uma metrópole mais densa e sustentável. Cobrindo uma área de aproximadamente 185 mil metros quadrados entre a 4th Street e a Central Avenue, o novo plano diretor aponta para uma completa remodelação da área em um novo e vibrante bairro sustentável—disponibilizando à cidade de Los Angeles e seus cidadãos novas moradias e oportunidades de emprego.
Inaugurada em 1895, esta antiga planta industrial esteve em operação até muito recentemente. Devido a sua excelente localização, o conjunto fabril será transformado e reintegrado a malha urbana do centro de LA, disponibilizando 1.500 novas unidades residenciais, um hotel de 68 quartos, mais 37.000 metros quadrados dedicados a espaços de escritórios além de outros 8.640 metros quadrados de espaços comerciais e restaurantes.
O escritório de David Adjaye, por sua vez, estará a cargo do projeto de dois dos dez edifícios principais. Além disso, a viabilidade do projeto ficou por conta da Continuum Partners, uma empresa com muita experiência no ramo e responsável por projetos similares como o Union Station Transit Center de Denver.
Estes serão os dois primeiros edifícios construídos por David Adjaye na cidade de Los Angeles, estruturas que se somarão a já vasta lista de projetos em andamento realizados por Adjaye Associates, como o novo Centro Histórico para a Consciência Africana, a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo, o Museu Edo de Arte da África Ocidental (EMOWAA) e o Museu Arqueológico do Benin.